- LMFitness
- Fitness
- 0 Comments
Ganho de massa muscular
Se o teu objetivo é o ganho de massa muscular, este tópico é para ti! Para tal acontecer, são necessários vários fatores estarem todos alinhavados para promover este aumento.
Existem três fatores ou mecanismos que devem acontecer para estimular a hipertrofia, são eles:
- Tensão mecânica – produzida pela geração de força (contração) e alongamento do músculo;
- Stress metabólico – papel “anabólico” induzido pelo exercício; é conseguido através da: 1. oclusão de veias derivadas da contração muscular persistente; 2. Hipoxia/falta de oxigénio no músculo; 3. Aumento do lactato e/ou níveis hormonais; 4. Inchaço celular;
- Danos musculares – treino resistido (musculação) leva a microtraumas (danos localizados) que podem promover a hipertrofia muscular em determinadas condições;
Todos estes fatores, inter-relacionados, promovem a hipertrofia muscular em determinadas condições.
Deves ainda ter em conta outros fatores que otimizam estes ganhos:
- Intensidade (ex. carga, tempo de descanso) – é um dos fatores mais importantes para obter os resultados desejados.
- Volume – é o produto entre número de séries, repetições e carga movida. Este, deve ser aumentado progressivamente no decorrer de qualquer ciclo de treino, culminando com um período de “overreaching” – em que o volume/intensidade é máxima – seguido de uma fase de “deload” em que há um período igualmente breve de
“descanso” ou onde diminuímos o volume de treino. É provável que exista um ponto ideal em que a combinação de todos estes fatores, maximizem a hipertrofia. Esse ponto ideal, pode variar de indivíduo para indivíduo.
Exemplo de como programar um treino com o objetivo da hipertrofia:
- Deve seguir como base a regra de iniciar o treino com movimentos multiarticulares (compostos), os quais envolvem mais articulações e musculatura e implicam o levantamento de cargas mais altas, passando depois por exercícios mais isolados (monoarticulares).
A forma como deves estruturar o treino pode ser variada, mas deve ter em conta que os maiores ganhos de massa, segundo a literatura, são conseguidos em regimes de treino que produzem stress metabólico ao mesmo tempo que se mantém um grau moderado de tensão muscular.
De uma forma geral, podes dividir o teu treino em, por exemplo, 3 treinos diferentes, realizando 3 a 5 exercícios para músculos grandes (por ex. Perna, Peito, Ombro, Costas) e 1 a 3 exercícios para músculos pequenos (bíceps, tríceps, gémeo)
Aqui fica um possível esquema de treino:
A – Peito e tríceps;
B – Costas e bíceps;
C – Pernas e ombros
Em suma, podemos afirmar que existem vários fatores que determinam o aumento da massa muscular. Fatores esses que devem ser tidos em conta durante um processo de Hipertrofia Muscular, afim de maximizar os resultados obtidos, respeitando sempre os princípios de treino individualizados, ou seja, adequados ao perfil e aos objetivos gerais e específicos do indivíduo.