fbpx
loading

Exercício FÍSICO NA GRAVIDEZ

A prática de exercício físico faz parte da rotina de muitas mulheres, no entanto, durante a gravidez, devido à falta de informação ou de conhecimento, muitas interrompem a sua atividade física, com receio de ser prejudicial para o bebé.

Vários estudos suportam os benefícios da atividade física / exercício na gravidez, embora possam ser necessárias algumas modificações nos programas de exercício, devido a alterações anatómicas e fisiológicas normais. Deve ser realizada uma avaliação clínica antes de se recomendar um programa de exercício, de forma a garantir que a grávida não tem nenhuma razão médica para o evitar.

Um programa de exercício específico, durante a gravidez, tem benefícios físicos e psicológicos. Queixas mais comuns como fadiga, varizes e edema das extremidades estão reduzidas nas grávidas que praticam exercício. Ajuda a promover o controlo do peso e uma boa postura, a prevenir a diabetes gestacional, a diminuir a lombalgia, a dor pélvica, a incontinência urinária e a aumentar a capacidade funcional. Por outro lado, ajuda a prevenir estados de ansiedade e depressão, contribuindo para a recuperação pós-parto.