fbpx
loading

Treino de força em jovens?

Antes de mais, importa entender os benefícios gerais do treino de força, tanto ao nível de ganhos de hipertrofia muscular, bem como para a saúde. Este, pode ser aplicado tanto ao sexo masculino como feminino, em várias etapas da vida. 

Como benefícios intrínsecos, podemos realçar: A otimização da taxa metabólica basal; A manutenção do tecido ósseo, dos componentes neurais, periféricos e central; Melhoria do sistema cardiovascular e da atividade do sistema nervoso central – atividade cerebral, humor e cognição; Auxilia na redução de massa gorda; Retarda a atrofia muscular e o catabolismo; Previne a osteoporose. Devemos ainda considerar a prevenção de lesão, com o fortalecimento de musculaturas profundas estabilizadoras, tornando as articulações cada vez mais resistentes e funcionais. Entre outros!

A questão que se prende é em relação aos jovens, onde ainda não existe um consenso no que toca à sua prescrição, ou seja, se o indivíduo jovem deve ou não deve realizar este tipo de treino. Últimos estudos demonstram as mais valias de quem pratica treino de força, seja em idade adulta, ou em idades mais tenras. Segundo estudos, o índice de lesão em jovens saudáveis sob o método de treino resistido supervisionado é menor do que aquele que ocorre em outros desportos e/ou jogos recreativos. Ainda, este tipo de treino não tem efeitos adversos no que toca a cartilagens de crescimento ou para o sistema cardiovascular.

Em suma, a participação de jovens em programas de treino resistido e/ou de força é uma oportunidade para os mesmos de melhorarem a sua saúde e qualidade de vida, apresentando uma menor pretensão a riscos de lesão nos desportos que praticam diariamente. Organizações médicas e de aptidão física apoiam a participação dos jovens neste tipo de treino, que apresenta muitos benefícios, quando bem planeado e instruído por instrutores competentes, que conheçam os princípios dos programas de treino de força.